Pós Covid: cuidados para o retorno das atividades presenciais do Berçário e Infantil na Floresta Encantada
Estamos diante de um enorme desafio que é a retomada das nossas rotinas escolares após a pandemia do COVID-19 e, como equipe nos preocupamos com a segurança e qualidade desta retomada, mas sem deixar que ela seja leve e acolhedora.
Na Floresta Encantada higiene e a preocupação relacionada a transmissão de enfermidades entre as crianças sempre foram motivo de cautela.
Longe dos lares, em contato com outras pessoas as crianças ficam mais expostas a patógenos o que pode eventualmente levá-las a pegar alguma doença, principalmente devido aos hábitos naturais de toda criança, como colocar brinquedos e a mão na boca, abraçar o amiguinho, etc.
Por outro lado, sabemos que este contato ajuda a criança a se fortalecer e construir seu próprio sistema auto imune, além de todos os outros benefícios que o contato com outras crianças traz ao indivíduo.
Então, diante da inevitável volta à vida normal, com a liberação das aulas pelas autoridade responsáveis e o retorno dos pais ao trabalho, gostaríamos de destacar os cuidados já em vigor na escola e as novas recomendações que serão adotadas por nossas profissionais e estimuladas nas rotinas dos alunos.
Nossos Cuidados
Na Floresta Encantada tratamos o assunto higiene com atenção especial.
Mesmo antes da pandemia algumas das medidas já faziam parte da nossa rotina outras que serão adotadas a partir do retorno as atividades presenciais, devidamente atualizadas e validadas pelos órgãos responsáveis.
Através de consultoria especializada, nossos colaboradores estão recebendo todo o treinamento e orientação necessárias para cumprimento das normas sanitárias exigidas para a volta às aulas e para os pais elaboramos uma cartilha completa com todos os procedimentos que serão adotados em relação as crianças.
Retornamos com novos aprendizados, e encontraremos um espaço escolar com novas rotinas e cuidados, para isso será necessário um tempo de adaptação.
Berçário:
- É proibida a entrada de pessoas calçadas nas dependências do berçário e o uso de sapatilha descartável é obrigatório
- Borrifador de álcool para higienização das mãos em todos os ambientes
- Piso antitérmico nas áreas destinadas as atividades
- Berços individuais
- Kits de higiene e alimentação individuais
- Esterilização de todos os utensílios em autoclave após o uso
- Banho de Sol (estimulação da produção natural de vitamina D)
- Limpeza de todos os brinquedos antes e após o uso
- Monitoramento diário da temperatura dos bebês
- Comunicação imediata e maior rigor relacionado à saúde das crianças
Infantil
- No infantil o uso de máscara será obrigatório para todos os funcionários e alunos e a criança deverá trazer pelo menos 2 trocas por período
- Os pais receberão uma cartilha com todas as orientações e procedimentos individuais aos alunos
- Na entrada da escola as crianças serão orientadas em relação ao distanciamento social e passarão por uma triagem para verificação de sinais gripais e temperatura
- Após a triagem as crianças deverão sanitizar o calçado
- As crianças deverão higienizar as mãos com álcool em gel na entrada da escola e serão estimuladas a fazê-lo com frequência
- Dispenser de álcool em gel na entrada das salas
- Atividades em grupo e refeições ocorrerão com grupos reduzidos
- O fornecimento de informações às crianças sobre como elas devem se proteger (tossir ou espirrar em um lenço de papel ou na dobra do cotovelo e evitar tocar rosto, olhos, boca e nariz)
- Serão fixados cartazes com orientações em diversos ambientes
- A limpeza e desinfecção de edifícios escolares, especialmente instalações de água e saneamento
- O aumento do fluxo de ar e ventilação de ambientes
- Maior estímulo por a atividades realizadas ao Sol
- Maior rigor relacionado à saúde das crianças e sua presença em sala de aula
- Fornecimento de material de reforço gravado para recuperação de atividades perdidas
Na Floresta Encantada estamos atentos as recomendações mundiais, nacionais e locais de combate ao Corona Vírus e demais doenças, e estamos dispostos a redobrar os esforços com o intuito de proteger nossas crianças.
A educação pode incentivar os alunos a que se tornem defensores da prevenção e do controle de doenças em casa, na escola e na comunidade, conversando com outras pessoas sobre como evitar a propagação de vírus.
Manter operações escolares seguras exige muitas considerações, mas, quando bem feitas, podem promover a saúde pública de toda a sociedade. Outros lugares do mundo já passaram por problemas semelhantes e a exemplo das diretrizes escolares de segurança destes locais esperamos minimizar a transmissão escolar do Covid-19 e de outras doenças.