4 hábitos básicos para serem estimulados em crianças desde bem cedo
Os 4 hábitos básicos, para crianças dos 0 aos 4 anos, é um conhecimento essencial para passarmos aos nossos filhos com o objetivo de criarmos crianças saudáveis, estáveis e seguras.
Nos dias de hoje, o excesso de informações muitas vezes nos deixam ansiosos quanto ao que priorizar em relação ao ensino dos bebês, mas a coisa é mais simples do que parece.
Agora não é hora de ensinar Camões e Shakespeare e nem ensinar os 1001 hábitos para criar bebês eficazes, mas de ensinar apenas 4 hábitos bem simples:
Alimentação, Descanso, Higiene e Organização
Nossos filhos precisam habituar-se a comer bem.
Comer de tudo, incluindo verduras e legumes. Quanto mais colorido o prato, melhor.
Conforme as crianças crescem, podem surgir resistências, e aí os pais são convidados a usar de criatividade para negociar com os filhos que comam porções também daquilo que não gostam. Os pais devem exigir, mas não forçar “goela abaixo”.
A criança precisa aprender descansar
Criança que não dorme não deixa a família dormir. E se a família não dorme, é caos. Por isso prioridade total aqui.
Durante a fase de amamentação, bebês acordam bastante. Mesmo assim você já deve ir estabelecendo um ritual para diferenciarem o dia da noite. Eles precisam saber qual é o “seu” local de sono (se cada dia dorme em um local, ficará confuso).
Evite “adormecer” seu filho: ele precisa perceber que é a hora de descansar e dormir por conta própria, ainda que acompanhado de alguém por alguns minutos. Por isso prepare o quarto para ser calmo, sem objetos que estimulam.
Higiene pessoal se ensina desde cedo
Higienizar-se é um hábito que devemos desde cedo. Não é algo natural, precisa ser desenvolvido.
Faça do banho diário um momento de relaxamento e descontração. Escovar os dentes, cortar as unhas, lavar as mãos antes de comer, são práticas que precisam virar rotina.
Crianças organizadas aproveitam melhor seu tempo
Organização significa um lugar e um tempo para cada coisa.
Ordem material: se há muitos brinquedos, eles podem ser organizados em caixas diferentes, por cores, tamanhos e formas. Se a criança larga tudo bagunçado, faça com ela.
Rotina: Acordar, escovar os dentes, Café da manhã, trocar de roupa, brincar, lavar as mãos, almoço, descansar, jantar, leitura, quarto, cama.
Atividades: recolher suas coisinhas, brinquedos na caixa, roupa no cesto, toalhas no lugar.
Ensinar a ordem ajuda as crianças a organizar seu interior e traz segurança e estabilidade.
Pode parecer óbvio…
Pode parecer óbvio, e até mesmo bobo, falarmos nestes hábitos, mas não é incomum observarmos problemas em crianças já crescidas e mesmo adultos por falta ou falha nestes aprendizados, por isso, ATENÇÃO!
Compartilhe com alguém que gostaria de ler esse post!